Publicado em 08 de março de 2023
A Internet das Coisas (IoT) tem sido cada vez mais utilizada pelas indústrias para melhorar sua eficiência, segurança e qualidade em seus processos. Com a crescente adoção da IoT, há muitas tendências que estão surgindo para as indústrias.
De acordo com a IoT Analytics, estima-se que a tecnologia crescerá 18%. Em números absolutos, isso significa que 14,4 bilhões de dispositivos estarão ativos ainda este ano.
Além disso, a pesquisa indica que até 2025 estima-se que este quantitativo chegará a 27 bilhões. Com isso, esses dados resumem a importância da IoT para as empresas, principalmente para as indústrias.
Neste conteúdo do blog do Atlântico, você saberá as principais tendências dessa tecnologia para a indústria..
Edge Computing refere-se ao processamento de dados na borda da rede, ou seja, mais próximo dos dispositivos IoT.
Isso ajuda a reduzir a latência e o tráfego de dados na rede. Assim, a tecnologia é útil em ambientes industriais em que a latência pode ter um impacto significativo na eficiência.
Dessa forma, as indústrias podem executar análises em tempo real e tomar decisões imediatas com base nos dados coletados com a Edge Computing.
A manufatura inteligente é uma tendência em que a IoT é usada para automatizar processos de produção, monitorar ativos e reduzir custos de produção. Esse processo é realizado por meio do uso de sensores e dispositivos conectados que coletam dados em tempo real.
Com isso, é possível que as empresas monitorem o desempenho de seus equipamentos e sistemas de produção. Portanto, com a manufatura inteligente, as empresas podem reduzir os custos de produção e melhorar a qualidade dos produtos.
A análise de dados avançada é outra tendência que está sendo adotada pela maioria das indústrias.
Isso porque, com a IoT, as empresas podem coletar grandes quantidades de dados e usá-los para obter insights sobre seus processos de produção, melhorar a eficiência e a qualidade, bem como identificar áreas de melhoria.
Desse modo, as instituições também estão usando a análise de dados avançada para detectar e prever falhas em equipamentos. Essas ações ajudam a reduzir os custos de manutenção e minimizar o tempo de inatividade.
Com o aumento do número de dispositivos IoT conectados, a segurança cibernética tornou-se uma preocupação crítica para as indústrias.
As empresas estão implementando medidas de segurança cibernética mais rigorosas para proteger seus ativos e sistemas contra ameaças cibernéticas.
Para isso, elas fazem o uso de criptografia, autenticação de dispositivos e monitoramento contínuo de ameaças.
A interoperabilidade refere-se à capacidade dos dispositivos IoT de diferentes fabricantes e plataformas de se comunicarem e trabalharem juntos sem interferências.
Isso é especialmente importante nas indústrias, onde muitas empresas usam uma variedade de dispositivos e sistemas de diferentes fornecedores.
A interoperabilidade ajuda a garantir que os dispositivos IoT possam ser facilmente integrados em um ambiente de produção existente, reduzindo o tempo e o custo de implementação.
É gestor de uma indústria e quer usar a IoT para análises de dados e tomada de decisões mais assertivas?
O Atlântico agora é Unidade Embrapii selecionada na área de manufatura inteligente e possui soluções para análise de dados avançadas industrial para automatização do seu maquinário por meio de:
Com o Atlântico e Embrapii, você terá uma análise de dados para gerar informações relevantes que ajudarão na tomada de decisão em níveis gerenciais.
Fale conosco e saiba mais como tornar sua indústria inteligente com fomento da Embrapii neste link ou ou no e-mail embrapii@atlantico.com.br