Blog

Publicado em 30 de novembro de 2022

As redes das empresas precisam cada vez mais de programação e automatização com mais rapidez. Nesse sentido, a rede definida por software (SDN) pode ser de interesse para os departamentos de TI e infraestrutura. Isso porque  suas próprias redes de computadores são apenas um meio pelo qual a infraestrutura da empresa está conectada à Internet. 

Assim, para essas empresas, o SDN tem o potencial de permitir rápida expansão da infraestrutura de conectividade da empresa. Neste conteúdo, você saberá mais sobre a importância das redes definidas por software e como ela poderá impulsionar o crescimento da sua empresa. 

Qual a importância da rede definida por software?

De acordo com Alex Trajano, pesquisador do Instituto Atlântico, as redes definidas por software são importantes, pois apresentam para as empresas um grande diferencial competitivo. Isso porque elas possuem agilidade com a evolução e adaptação das redes de computadores às suas necessidades.

“Anteriormente, antes do SDN, os equipamentos de rede eram feitos de forma que era muito difícil e impraticável de se atualizar e adaptar as redes aos contextos e necessidades específicas de uma empresa. Desse modo, toda a lógica de funcionamento da rede era embarcada diretamente nos equipamentos de rede”, explica o pesquisador. 

Ainda segundo o profissional, com o SDN, essa lógica não reside mais nos equipamentos, e sim num controlador central. Isto é, um software que, basicamente, permite a rápida e fácil manutenção e desenvolvimento de novas funcionalidades. Assim, os equipamentos de rede passam a apenas responder aos comandos do controlador central, que é inteiramente programável.

Nesse novo modelo, porém já consolidado, as empresas podem adquirir equipamentos à medida que é necessário expandir sua infraestrutura, ao ponto que as regras de funcionamento e toda a lógica de negócio e aplicações residem apenas no controlador centralizado, dando muito mais agilidade e segurança na operação de suas redes de computadores.

Qual a relação do SDN com a inovação digital das empresas?

Conforme Alex Trajano, especialista do Instituto Atlântico, empresas que estão em seu processo de inovação e digitalização devem considerar a adoção de soluções de conectividade baseadas em rede definida por software. A razão é a necessidade de estar aberto às mudanças que devem acontecer ao longo do tempo. 

Dado a flexibilidade inerente ao desenvolvimento de software que o SDN possui, essas empresas devem manter-se mais ágeis e competitivas por mais tempo, mesmo que essas mudanças nas suas operações de negócio impactam de alguma forma as suas infra estruturas de conectividade.

Quais outras soluções a SDN pode melhorar ou trabalhar em conjunto?

Alex Trajano frisa que o SDN está muito ligado, hoje em dia, ao 5G. Na tecnologia de quinta geração para redes móveis, existe uma alta demanda por flexibilidade no tráfego de informações entre a rede e os usuários. Dessa forma, a rede definida por software supre a base tecnológica para essa flexibilização. 

A solução também toma como base os mesmos preceitos do SDN. Assim, ela  expande a ideia de programabilidade da rede para outros recursos, como servidores e storages.

Além disso, SDDC, segue na mesma linha do SDDI, mas focando em Data Centers (base para operação de um provedor de nuvem, como AWS, Google Cloud e Azure).

Como a SDN pode impulsionar o crescimento de empresas?

A rede definida por software, por se tratar de uma tecnologia de conectividade, é basicamente uma solução que muitas empresas sequer sabem de sua existência e do seu potencial.

Na realidade, em empresas que apenas dependem de uma conexão à Internet para oferecer seus serviços, o SDN tem pouco a oferecer caso o porte da empresa seja pequeno ou médio. No caso de grandes empresas, a rede definida por software vem como uma solução que permite a rápida manutenção e expansão da rede. A solução garante a correta e segura operação da rede.

Em empresas cujo a conectividade é a atividade fim, o SDN serve como impulsionador para garantir uma maior redução de custos no desenvolvimento de novas funcionalidades, visto a possibilidade de desenvolver novas linhas de código, ao invés de novos equipamentos de hardware.

Impulsione o crescimento da sua empresa com o Atlântico

O Atlântico já executou vários projetos para grandes clientes nessa área. Estes trabalhos visavam monitorar a topologia de rede e otimizar o processo de correção de falhas em redes de data center. 

Essas melhorias foram possíveis por meio da identificação automática dos pontos onde existia algum problema, como cabo desconectado ou cabos ligados erroneamente. Além disso, correções foram sugeridas de modo a serem aplicadas à rede. 

Outros projetos tinham como objetivo desenvolver aplicações que, por meio de um controlador de rede SDN, permitissem a inspeção do tráfego de rede para mitigar possíveis incidentes de segurança da informação. 

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como impulsionar sua empresa com SDN.