Blog

Publicado em 24 de novembro de 2022

A busca por estratégias e soluções para cortar gastos, evitar falhas e aumentar a produtividade na indústria se encontram em alta. Nesse sentido, temos a manutenção preditiva que contribui para os pontos elencados anteriormente. 

Conceito bastante presente na indústria 4.0, a manutenção preditiva se torna uma estratégia valiosa para as empresas. De acordo com um estudo da Mckinsey & Company, a manutenção preditiva aumenta a vida útil de máquinas de 20 a 40%, sendo também um diferencial competitivo. 

Neste conteúdo, você ficará por dentro do que é a manutenção preditiva e qual a importância dessa ferramenta para sua empresa. 

O que é a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é um processo de acompanhamento de um equipamento ou um sistema por meio de uma coleta de dados contínua. Dessa forma, esse tipo de manutenção tem como objetivo antecipar e solucionar diversos problemas. 

De acordo com João Pedro Brasil, Líder da plataforma de Sistemas Ciber Físicos do Atlântico, a manutenção preditiva deve estar presente em todo e qualquer tipo de indústria que busque eficiência nos seus processos. Portanto o setor ideal é realmente a indústria, seja ela de qualquer tipo, energia, alimentos, bebidas, fármacos, minérios, etc. 

Além disso, o especialista informa que ela garante a segurança nos processos industriais como um todo e a economia devido ao prolongamento da vida útil de máquinas e equipamentos. Ao mesmo tempo, a manutenção preditiva busca evitar interrupções para vistorias e desmontagens desnecessárias, a partir de análises de parâmetros de funcionamento da máquina. Para saber como funciona a manutenção preditiva, continue a leitura abaixo. 

Qual a diferença entre a manutenção preditiva, corretiva e preventiva?

Para entender melhor o que significa manutenção preditiva, é preciso entender também os demais tipos de manutenção: preventiva e corretiva. O Líder da plataforma de Sistemas Ciber Físicos do Atlântico, João Pedro Brasil, dá um exemplo prático que irão esclarecer as diferenças. 

Correção preventiva 

Imagine o seguinte cenário: o aparelho de ar-condicionado de uma empresa. Esse aparelho deve funcionar todos os dias da semana e é fundamental para o desenvolvimento de suas atividades. No entanto, os ar-condicionados possuem filtro interno, que precisa ser trocado ou lavado periodicamente, para evitar entupimento. 

Para garantir a eficiência do equipamento, uma vez por mês é interrompido as atividades para realizar a limpeza do filtro, levando uma hora até que o ar-condicionado possa voltar a operar. Portanto, essa é a manutenção preventiva.

Independente do funcionamento do equipamento, você seguiu as recomendações do fabricante e fez a limpeza do filtro para evitar futuros problemas mais graves. De certa forma foi uma manutenção planejada e não foi perdido tanto tempo assim.

Manutenção corretiva

Agora imagine que algum tempo se passou e de repente o ar-condicionado parou de funcionar totalmente. Não resfriando mais o ar. Desse modo, você interrompe imediatamente as suas atividades e corre em busca de um técnico para consertar o seu aparelho. 

O técnico chega apenas no dia seguinte, descobre que o problema é um pequeno vazamento de gás que ao longo do tempo esvaziou todo o reservatório. Assim, leva um dia inteiro para reparar a tubulação e reabastecer o reservatório de gás. Essa é a manutenção corretiva. Não foi planejada e custou dois dias de suas atividades. 

Manutenção preditiva 

Agora imagine que você decidiu instalar sensores de temperatura e de velocidade do ar na saída do ar-condicionado de sua empresa. Esses dispositivos enviam os dados periodicamente para um Dashboard onde é possível analisar, por exemplo, que o seu ar-condicionado, funcionando normalmente, demora 20 minutos para alcançar a temperatura comandada. 

Após alguns dias, é perceptível que esse tempo começa a aumentar gradativamente e já está em 30 minutos. Checando também o sensor de velocidade do ar, você percebe que a velocidade vem caindo nos últimos dias. Com esses dois parâmetros é possível supor que a queda na eficiência do equipamento se deve pelo entupimento do filtro. 

Com esses dados você descobre que, no caso do seu equipamento, o aparelho só apresenta uma queda significativa de eficiência a cada dois meses sem limpar o filtro. Assim, é possível ignorar a recomendação do fabricante e reduzir a quantidade de vezes que você precisa interromper suas atividades para limpar este filtro. Essa é a manutenção preditiva. Com ela foi possível aumentar a eficiência do seu processo de manutenção, evitando interrupções desnecessárias a partir da leitura de parâmetros da máquina.

Qual a relação entre a indústria 4.0 e a manutenção preditiva?

Segundo o especialista do Atlântico, João Pedro Brasil, o conceito de indústria 4.0 busca, de forma geral, a melhoria da eficiência na produção industrial a partir da adoção de tecnologias. Entre elas podemos citar a inteligência artificial, robótica, internet das coisas etc. Portanto, essas ferramentas são capazes de potencializar conceitos já existentes da indústria, sendo um deles a manutenção preditiva. 

Com o uso de sensores de IoT, estes podem enviar dados em tempo real para algoritmos de IA e treinar modelos de predição. Desse modo, é possível criar sistemas de detecção de anomalias e predições de falhas incipientes. Estas ações são fundamentais para o enriquecimento da manutenção preditiva.

Qual a importância da manutenção preditiva na indústria 4.0?

De acordo com João Pedro Brasil, Líder da plataforma de Sistemas Ciber Físicos do Atlântico, a manutenção preditiva é considerada como um dos principais pilares da indústria 4.0. 

Ela se diferencia da manutenção preventiva porque faz uso da leitura de parâmetros de funcionamento da máquina, como dados de sensores e atuadores, bem como identificar desgaste ou degradação de componentes, sem a necessidade de interromper o funcionamento da máquina. 

Além disso, há outros benefícios da manutenção preditiva em empresas, como::

  • Antecipação da necessidade de serviços de manutenção do equipamento;
  • Evita as chances de desmontagem desnecessária;
  • Aumento no tempo de disponibilidade dos equipamentos;
  • Redução das paradas devido a manutenção;
  • Aumento da vida útil dos equipamentos e seu desempenho. 

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a manutenção preditiva? Entre em contato com nossa equipe de especialistas.