Publicado em 02 de fevereiro de 2023
O desenvolvimento de novas tecnologias a partir de hardwares e softwares já é uma realidade para suprir as necessidades da indústria. Com a urgência da inovação e transformação digital para otimizar processos, a visão computacional tem chamado atenção nesse sentido.
Isso porque quando adotada nos setores produtivos, a visão incorpora e fortalece a introdução de processos digitais. Desse modo, várias áreas da economia podem ser beneficiadas com a tecnologia.
Neste conteúdo do blog do Atlântico, você saberá mais sobre visão computacional e quais seus benefícios para a indústria.
A visão computacional é uma tecnologia que consegue reproduzir algumas funções da visão humana por meio de hardwares e softwares. Isso é possível graças a várias áreas de conhecimento da inteligência artificial.
Assim, a visão computacional tem a capacidade avançada para reconhecimento, identificação, detecção, assim como reconstrução e restauração de imagens.
Dessa maneira, computadores e máquinas são capazes de enxergar e compreender o mundo visual. Portanto, é possível extrair e interpretar dados relevantes de imagens que são captadas a partir de câmeras e sensores.
Antes de compreender como essa tecnologia funciona, é preciso entender um pouco mais sobre a visão humana.
O ato de enxergar é um processo altamente complexo que engloba várias partes do nossos corpos. Nesse sentido, a visão humana funciona da seguinte forma:
A visão computacional funciona de forma semelhante a esse processo. No entanto, temos máquinas, câmeras e sensores que fazem o papel complexo dos olhos humano.
Para entender melhor como esse processo funciona, continue a leitura do texto abaixo.
Você já sabe que a visão computacional trabalha de forma parecida com o olho humano. Dessa forma, as redes neurais dos equipamentos de capturas de imagens extraem informações por meio de algoritmos de inteligência artificial.
Para ser mais específico, a tecnologia usa conceitos de deep learning (aprendizado profundo) e machine learning (aprendizado da máquina) para entregar os melhores resultados. No deep learning, é preciso muitos dados para detectar e extrair informações.
Com isso, as redes neurais dos dispositivos são fáceis de “aprender” devido ao maior volume de detalhes e o machine learning.
Portanto, a partir de um conjunto de imagens é possível treinar os sistemas para detectar, reconhecer e diferenciar pessoas, animais e objetos. Quanto mais esse sistema é alimentado, mais “inteligente” ele ficará.
Os setores da indústria que mais são beneficiados com a visão computacional são os setores alimentício, têxtil e automobilístico.
Neste último, a tecnologia é usada para dar mais segurança aos carros. Assim, a visão computacional consegue reconhecer o trajeto e identificar obstáculos ao longo do percurso.
A ferramenta também pode ser empregada para ajudar no controle de qualidade dessas fábricas. Um dos usos é na contagem de itens e na identificação de máquinas desgastadas ou com defeitos.
Além disso, a partir dos sistemas de monitoramento, é possível localizar locais com falhas para que os funcionários possam se direcionar a locais as áreas que merecem mais cuidado.
Agora que você já sabe mais sobre a visão computacional, bem como funciona e suas aplicações, chegou a hora de saber mais sobre os seus benefícios a indústrias. Confira abaixo:
Com a visão computacional, muitos dados são gerados a partir do machine learning e deep learning. Desse modo, essas informações poderão ser usadas para melhorar a tomada de decisão em níveis gerenciais de forma mais assertiva.
A partir da visão computacional é possível reduzir erros que normalmente os olhos humanos podem deixar passar.
Isso porque a tecnologia pode auxiliar nas perdas e danos na cadeia de suprimentos das fábricas.
Consequentemente, a redução de custos operacionais também seriam conquistada.
Outra vantagem da ferramenta é a prevenção de acidentes. Por meio dela é possível instalar sistemas de monitoramento para a segurança dos operadores.
Assim, é possível detectar sinais de fadiga ou comportamentos de risco, como o uso do celular por parte dos maquinistas.
A visão computacional também ajuda no controle de qualidade da linha de produção. Isso ocorre pois a tecnologia ajuda a construir padrões que serão produzidos e fabricados em remessas de produtos futuros.
Por fim, a tecnologia também ajuda na inspeção de estruturas e maquinários com a finalidade de garantir o bom funcionamento da linha de produção, funcionários e produtos.
O Atlântico possui cientistas de dados para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Visão Computacional. Entre em contato conosco neste link ou por meio do e-mail comercial@atlantico.com.br