Publicado em 23 de dezembro de 2022
Evitar erros e ter sucesso no desenvolvimento de produtos ainda é um desafio para a indústria. Por isso, investir em prototipagem 3D é uma das formas de garantir que seu projeto chegará ao consumidor de forma correta.
Com esse público cada vez mais exigente, minimizar erros e insatisfações é essencial para uma boa visibilidade das organizações e rentabilidade dos negócios. Neste conteúdo, você saberá mais sobre os benefícios da prototipagem 3d no desenvolvimento de produtos.
Também conhecida como impressão 3D ou prototipagem rápida, a prototipagem 3D significa a criação de protótipos a partir de um modelo digital em 3D. O processo é fundamental no desenvolvimento de produtos, pois permite validar a ideia inicial proposta antes de ser encaminhada para a fabricação.
De acordo com Paulo Abner Mesquita, pesquisador do Atlântico, a prototipagem 3D pode ser empregada em vários contextos e segmentos do mercado empresarial. Entre eles:
Para saber quais os tipos de prototipagem, continue a leitura deste conteúdo.
A prototipagem 3D pode ser divida em quatro etapas para garantir um bom projeto entregue. São elas:
Mas como funciona a prototipagem 3D? Saiba mais no tópico abaixo.
Segundo Paulo Abner Mesquita, pesquisador do Atlântico, o fluxo de desenvolvimento de um produto deve ser desenhado em programas CAD’s. Alguns desses programas mais conhecidos são:
Com esse desenho, que a partir desse momento é chamado de modelo 3D, é encaminhado para etapa de prototipagem.
Na prototipação tradicional, cada parte do modelo é enviado para o setor correspondente a produzir aquela parte. Pode ser para usinagem, máquina de corte de chapa, CNC, injeção de plástico (moldes) ou outros.
Na prototipação 3D, o modelo 3D, ao invés de ser enviados para vários setores para ser produzido, ele passa por um software de slicing, um programa que prepara o modelo para ser impresso. E então é enviado para ser impresso. Sendo um processo mais rápido e barato
Conforme Abner Mesquita, pesquisador do Instituto Atlântico, a prototipagem 3D auxilia bastante no desenvolvimento de produtos. Um dos principais benefícios é conseguir detectar problemas antes de ter um produto final. Outros benefícios pontuados pelo especialista são:
A prototipagem 3D permite a antecipação de testes que serão realizados no produto final com os protótipos impressos.
A velocidade na impressão de um protótipo é bem maior que o tempo gasto para confeccionar um protótipo com vários materiais e partes. Na impressão 3D o protótipo pode ser produzido de uma só vez.
O custo de um protótipo impresso em 3D é mais reduzido devido ao valor mais baixo de material utilizado na impressão. Além disso, essa ação também reduz o desperdício de materiais devido a quantidade certa de matéria prima na linha de produção.
Com os protótipos 3D é possível ter uma qualidade maior dos seus produtos e, consequentemente, a satisfação dos seus clientes.
Gostou do conteúdo e procura soluções em 3D? O Atlântico realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento que facilitam a usabilidade de usuários com impressão/impressora 3D e reduzem o custo e tempo de preparação de modelos e protótipos que serão impressos em impressoras 3D.