Opções de privacidade

Blog

Publicado em 29 de dezembro de 2023

O programa de aceleração do Praia é voltado para startups de base tecnológica, visando impulsionar a inovação, o desenvolvimento e a competitividade. Oferecendo um ambiente de aprendizado e crescimento, com infraestrutura e aceleração hands-on, focando no co-desenvolvimento do produto.

Em sua essência, o PRAIA é um programa ligado ao ecossistema de inovação, e para fortalecer e agregar valor às startups participantes, construímos uma ampla rede de parceiros. Essa rede inclui mentores, investidores, apoiadores e parceiros de campo de prova (ambientes de testes), que desempenham um papel crucial no apoio e no crescimento das startups.

Atualmente, o Programa conta com mais de 30 parceiros na rede, os quais contribuem com conhecimentos, recursos e valiosas oportunidades para impulsionar o sucesso das startups aceleradas.

Metodologia do PRAIA

A metodologia de aceleração utilizada nos projetos do PRAIA é única e envolve 4 etapas: Remada, Drop, 360º e Tubo. 

Quer saber como entrar nesse mar? Confira cada etapa: 

Remada

Na etapa inicial, denominada remada, é realizada uma avaliação 360º da startup, para se obter um diagnóstico do estágio que a empresa se encontra, bem como o produto. Essa etapa tem como objetivo  identificar o seu potencial de tração. 

O diagnóstico se propõe a verificar a maturidade da startup considerando os seguintes aspectos: Growth; Modelo de Negócio; Comercial e Vendas; Jurídico; Gestão da Inovação, Produto e Tecnologia; Pessoas; Financeiros e Contábeis; e Alavancagem.

Então, passamos para a etapa seguinte.

Drop

Nesta etapa, temos a execução do plano de ação desenvolvido junto à mentores estratégicos, especialistas e a gestão do programa, a fim de conduzir e medir a execução de ações que atendam as necessidades do negócio, seus objetivos e metas. Tudo realizado de acordo com os temas e assuntos identificados no diagnóstico.

360º

Na terceira etapa, onde recebem apoio na elaboração da tese de captação, cálculo de valuation e pitch deck. Durante essa etapa, o objetivo é capacitar as startups a comunicar de forma eficaz sua proposta de valor e potencial de crescimento aos investidores e parceiros em potencial.

Tubo

Por fim, temos a etapa que marca a conclusão de todo o processo de aceleração das startups. Neste estágio, as empresas aceleradas realizam uma apresentação dos resultados alcançados, bem como apresentam a visão atualizada de seus produtos, durante um evento muito aguardado, o Demoday.

Essa metodologia é baseada em um framework de aceleração, cujo objetivo é definir, acompanhar e medir a execução de ações, as quais são acompanhadas

utilizando, de forma adaptada, a metodologia SCRUM. É um processo único, desenvolvido pelo PRAIA e cuidadosamente acompanhado para garantir o sucesso das Startups que fazem parte do programa.

Agora que você conhece, que tal surfar essa onda com o PRAIA?