Publicado em 28 de abril de 2021
Você já precisou levar seu notebook ou algum eletrodoméstico para assistência técnica? Provavelmente o especialista abriu o equipamento, detectou a falha e realizou alguma correção, caso possível! Para manutenção em equipamentos mais complexos é comum um especialista ou instrutor, ensinar e acompanhar o procedimento, ajudando na identificação, indicando qual ferramenta utilizar e como realizar o processo.
Ainda que muitos trabalhos desapareçam, outros serão criados – muitos deles tendo como pré-requisito habilidades especialmente humanas. O argumento vai na seguinte linha: a inteligência artificial está cada vez melhor na automatização das coisas que os humanos fazem. Não apenas tarefas repetitivas, como montar ou consertar peças, mas tarefas complexas que tradicionalmente têm sido o domínio dos seres humanos.
Você sabia que o uso da Inteligência Artificial para lidar com tarefas complexas e para automação já está estabelecido em várias áreas. Que tal pensarmos no futuro!? Você acha que a Inteligência Artificial poderá substituir uma assistência personalizada profissional ou técnica? Leia esse artigo e descubra como estamos utilizando essa tecnologia no Instituto Atlântico.
Uma inteligência artificial que possua as mesmas qualidades de um profissional deve ser capaz de analisar e interpretar o cenário que é observado. Essa é uma capacidade dentro de umas das competências que temos no Instituto Atlântico: Visão computacional.
Para a criação de um sistema inteligente para manutenção, observamos alguns passos importantes durante o desenvolvimento:
Detecção de objetos
Criação e treinamentos de modelos de visão computacional para detecção dos equipamentos e ativos que desejam ser observados. Para uso em dispositivos móveis, devemos observar redes neurais ou métodos com tempo inferência adequada para esses dispositivos.
Reconhecimento do estado do equipamento
Identificação e classificação do estado atual do equipamento. Diferentes técnicas podem ser utilizadas nesse passo. Algoritmos de visão computacional que identificam visualmente através de imagens em conjunto com processamento dos dados advindo dos sensores do equipamento podem prover informações que identificam o estado atual do equipamento. Dica: Observe como os especialistas humanos identificam e classificam esses estados.
Interface com o usuário
A exibição dos resultados analisados para o usuário é um dos passos mais importantes nesse processo. Em áreas industriais, deve-se observar as restrições de uso do próprio usuário, como equipamentos de proteção individual (EPIs), ambientes físicos de manutenção, dentre outros. No Instituto Atlântico atuamos com projetos de realidade aumentada e virtual para auxílio na manutenção, usando smartglass com comandos de voz e handsfree.
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