Publicado em 26 de janeiro de 2022
Investir em P&D e firmar boas parcerias tem sido fundamental para as empresas que querem se diferenciar no mercado.
A globalização tem contribuído para a grande competitividade entre as empresas dos mais diferentes mercados. Com isso, a prática de pesquisa e desenvolvimento (P&D) tornou-se alvo de muita atenção dentro das organizações.
Dessa forma, o sucesso de muitas empresas depende do investimento em inovação, buscando oferecer novos produtos e serviços com baixo custo e alta qualidade. Através de projetos de P&D, é possível gerar um diferencial competitivo para as empresas, aumentando sua capacidade de gerar novos negócios, garantindo o crescimento da empresa e o aumento de sua lucratividade.
Cabe ressaltar que, para que haja o investimento em P&D, é necessário um bom planejamento para o desenvolvimento de projetos que sejam inovadores e transformadores. Assim, com um bom investimento em inovação, seu negócio poderá ter grandes oportunidades de se destacar no mercado.
Daniel Colaço, Analista de Negócios do Instituto Atlântico, afirma que todas as empresas podem destinar recursos para inovar através de projetos de P&D. Trata-se de uma decisão estratégica ou uma obrigação legal.
Se esse investimento for uma decisão estratégica, terá que ser observado o segmento em que a empresa atua, pois existem mercados em que o desenvolvimento de P&D é uma grande necessidade para o crescimento ou manutenção dos negócios.
No caso da obrigação legal, as empresas são obrigadas a aplicar recursos em P&D devido a participarem de algum programa de incentivos do governo, como empresas de energia, tecnologia e petróleo.
Primeiramente, antes de pensar em quais tecnologias usar dentro do seu negócio, é preciso que seja feito um estudo do cenário de sua empresa, levando em consideração seus objetivos estratégicos, dores, oportunidades, mercado, concorrência, tendências tecnológicas, clientes, produtos/serviços, parceiros, recursos humanos, dentre outros.
Apenas através de toda essa análise, é possível traçar uma estratégia eficiente de P&D que resulte em inovações que agreguem valor ao seu negócio, diminuindo os riscos inerentes a esse processo e potencializando o retorno desses investimentos.
Geralmente, uma área responsável pela execução de projetos de P&D necessita de uma infraestrutura tecnológica, assim como de uma equipe multidisciplinar, altamente qualificada e em constante atualização.
Montar e manter uma infraestrutura e um time como esse requer muito investimento em capacitações, aquisições de material e equipamentos, feiras, congressos, revistas, viagens, dentre outros.
O Instituto Atlântico pode atuar em todas as etapas de um projeto de P&D, procurando diminuir os riscos inerentes e potencializar os seus resultados. Com isso, ajudamos na:
Captação de Recursos – O Instituto Atlântico tem a capacidade também de captar recursos financeiros para viabilizar os projetos de P&D através de editais de fomento/subvenção, programas de governo, financiamentos e investimentos.
Quando uma estratégia de P&D é bem planejada, estruturada e gerida, ela pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa. Listamos, aqui, como esse processo pode expandir o seu negócio.
Vale salientar que uma estratégia de P&D mal planejada e executada pode comprometer o funcionamento da empresa com um todo, consumindo seus recursos sem agregar valor e fazendo com que o negócio fique obsoleto/ultrapassado, podendo culminar, assim, no seu fechamento.
Diante dessa leitura, você viu que inovar em estratégias para pesquisa e desenvolvimento (P&D) é mais que necessário, tendo em vista os avanços tecnológicos pelos quais o mundo passa. Trazer sempre inovação é um dos caminhos para que sua empresa consiga atingir seus objetivos e obtenha sucesso.
Para saber mais e ficar por dentro dessas tecnologias e de todos os nossos conteúdos, acesse nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin).