Opções de privacidade

Blog

Publicado em 24 de novembro de 2021

As demandas dentro das empresas necessitam cada vez mais acompanhar o avanço da tecnologia. Sendo assim, a aplicação da Inteligência Artificial contribui consideravelmente para a otimização desses processos.

No contexto atual, inovar na tecnologia dentro de uma instituição é um requisito necessário para que os objetivos e resultados sejam alcançados. A implementação da Inteligência Artificial em diversos segmentos tem trazido enormes benefícios, principalmente nos setores industriais, nos quais essa solução tecnológica tem-se mostrado bastante relevante e promissora. 

Nesse sentido, a implantação da Inteligência Artificial tem sido cada vez mais necessária e incentivada por todos, tendo em vista o constante crescimento de tecnologias e concorrências dentro do mercado, ou seja, aquelas empresas que decidirem otimizar suas atividades, terão mais rapidez e eficiência nos resultados. 

A fim de que você possa compreender mais sobre a implementação dessa nova tecnologia, trouxemos Cleilton Lima, Líder da Plataforma Tecnológica do Instituto Atlântico.

Continue lendo e venha entender! 

Quais são as principais aplicações da Inteligência Artificial nas indústrias?

A IA tem se mostrado consideravelmente eficaz na automação de vários processos industriais. Segundo Cleilton, as principais aplicações dizem respeito à manutenção preditiva, a fim de identificar, antecipadamente, possíveis problemas com as máquinas, agilizando, assim, as revisões. 

Destaca, ainda, que o uso de sistemas de recomendações e preditivos também atuam nas recomendações, uma vez que, aplicados, ajudam a recomendar as melhores ações a serem tomadas. 

Também há as soluções de detecção de anomalias, que analisam os dados dos sensores das máquinas para monitorar o funcionamento em tempo real. Além disso, o especialista afirma que ter visão computacional para a identificação de imperfeições em produtos, a partir de imagens, é também uma importante ferramenta da IA dentro de uma indústria. 

Confira algumas tecnologias habilitadoras que trabalham em conjunto com a IA!

Big Data: coleta e analisa dados em larga escala de diversos formatos, de forma rápida e eficiente.

Machine Learning: Diferentes tipos de aprendizagem são aplicados para detecção e correção de problemas de produção

Rôbos: Aplicação da robótica para realizar ações industriais variadas

Qual a diferença entre uma indústria que usa Inteligência artificial e outra que não usa?

Diante de toda a modernização pela qual o mundo passa, a indústria que, hoje, não investe no setor de tecnologia está em enormes desvantagens no mercado. 

Quando uma indústria não adota a Inteligência Artificial, a produtividade desacelera, tendo em vista que esta desconhece o potencial de dados e informações existentes dentro da sua instituição, para a tomada de decisões, o que faz com que o planejamento estratégico ou qualquer outra ação, no processo como um todo, seja menos assertiva

Quando se adota a IA, ocorre exatamente o contrário: há mais conhecimento e rapidez nos processos de tomada de decisões e planejamentos estratégicos, bem como a otimização de execução de ações dentro do ambiente industrial.  

O que é preciso para que se invista em inteligência artificial nas indústrias? 

“De forma sucinta, o primeiro passo é acreditar no potencial que as soluções inteligentes podem trazer ganhos para a indústria, posteriormente deve-se saber qual problema será resolvido e a solução se deseja desenvolver.” Comenta Cleilton Lima.

Quando as indústrias entendem que o melhor caminho para acelerar o alcance de resultados é a implantação de mecanismos inteligentes, o planejamento para o investimento torna-se um caminho mais fácil a ser seguido, a depender também, logicamente, do orçamento da empresa. 

Quais os benefícios da aplicação de Inteligência Artificial nas indústrias?

Inteligência artificial nas indústrias: benefícios e impactos

Ambientes mais seguros

Quando as indústrias utilizam máquinas inteligentes, seus funcionários têm mais segurança, pois não precisarão ser colocados em situações perigosas, visto que as atividades que possuem um certo risco passam a ser realizadas pela automação.

Manutenção preditiva

As indústrias constantemente precisam realizar manutenções preventivas e, com o auxílio de tecnologias inteligentes, a determinação mais rápida da necessidade de reparos de peças, por exemplo, torna as tarefas mais fáceis e eficientes, além de diminuir os danos das máquinas.

Diminuição de falhas

A tecnologia permite o desenvolvimento de algoritmos inteligentes a fim de se obter relatórios para análises, para que as tarefas sejam automatizadas. Diante disso, as falhas humanas são reduzidas. 

Otimização de comunicação na indústria 

Tendo em vista que, para que a execução de atividades ocorra de forma eficiente, é preciso a instalação de redes de comunicação, a IA também contribui fortemente para a eficácia nesse setor, visto que possibilita um compartilhamento de informações de maneira mais rápida, melhorando, assim, a produtividade. 

Sequenciamento de produção 

A aplicação da IA também é bem eficaz no processo de produção em grandes escalas, aumentando a capacidade de estoques nas indústrias, para atender melhor e mais rápido prazos de entrega.

Quais os impactos uma indústria pode ter ao não utilizar ferramentas tecnológicas?

Inteligência artificial nas indústrias: benefícios e impactos

“Atualmente estamos passando pela denominada quarta revolução industrial e dentre as tecnologias habilitadoras está a adoção da IA. Não utilizar IA e outras ferramentas tecnológicas pode ser a autodestruição a longo prazo da indústria.” Destaca Cleilton. 

Depois dessa enriquecedora leitura, você já deve saber que a tecnologia é essencial e requisito para quase tudo nos dias atuais, principalmente dentro de empresas, indústrias. Em nosso Podcast, no episódio #4, nossos especialistas em Computação e Ciências de Dados batem um papo engrandecedor sobre a Inteligência Artificial. Confere lá! 

Além disso, te convidamos a acessar nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedin) para continuar atualizado sobre essas e outras tecnologias.