Publicado em 25 de outubro de 2022
A inovação pode ser definida por vários conceitos e significados, dependendo de sua aplicação. Nesse sentido, temos a inovação incremental, uma modalidade que, nos últimos anos, se tornou eficiente às empresas.
Considerada um conjunto de soluções que aprimoram processos, a modalidade também é observada como ponto positivo. Isso porque as instituições que buscam inovar e ter diferencial no mercado podem beber dessa fonte para alcançar esses objetivos.
Neste conteúdo, você ficará por dentro do conceito de inovação incremental e quais benefícios ela pode trazer à sua empresa.
A inovação incremental é um conjunto de ações e/ou soluções que tem como objetivo melhorar um produto ou serviço que já existe. Ou seja, uma empresa não irá criar um produto do zero novamente, mas, sim, aprimorar uma ideia existente.
O conceito foi criado por Joseph Schumpeter, em 1939, na obra “Business Cycle”. Considerado um dos economistas mais célebres do século XX, Schumpeter descreveu a inovação como um fator importante para o equilíbrio da economia.
Desse modo, a inovação incremental propõe uma série de melhorias em diferentes frentes de um negócio por menos tempo e investimento.
Para implementá-la, é necessário fortes processos de suporte à inovação. Além disso, é preciso ter uma cultura da organização que promova e recompense o pensamento criativo e, assim, tenha sucesso na implementação.
Para entender melhor a inovação incremental, continue a leitura abaixo e confira exemplos.
A inovação incremental se baseia, principalmente, em entender as necessidades do cliente por meio de feedbacks, por exemplo. Assim, com essas informações, novas variações melhoradas podem ser criadas. Confira alguns exemplos:
Os celulares smartphones são um excelente exemplo de inovação incremental. Isso porque desde sua criação, esses dispositivos passaram por diversas atualizações e melhorias sem mudar a ideia original. É muito comum ver lançamentos com novas variações e formatos, mas que desempenham as mesmas funções mais aprimoradas.
A ideia inicial dos automóveis é justamente transportar pessoas de um lugar para o outro. Com o passar do tempo, no entanto, novas tecnologias foram incrementadas a esses veículos com o intuito de oferecer mais comodidade, segurança e conforto aos usuários.
O Gmail foi criado com o propósito do envio e recebimento de mensagens. No entanto, com o passar do tempo, outras tecnologias foram sendo acopladas à original. Atualmente, a ferramenta de e-mail possui várias outras funcionalidades, como o Google Drive (Armazenamento em Nuvem), Meet (Videoconferência), Keep (Bloco de anotações automático), entre outros.
Para explicar melhor as diferenças entre os tipos de inovação, traremos o conhecimento técnico de Luiz Alves, Gerente de Inovação e Novos Negócios do Atlântico.
De acordo com o especialista, a inovação incremental, como o próprio nome diz, é constituída de forma gradual. Assim, ela é fruto de um processo de pequenas melhorias contínuas de produtos e serviços já existentes.
Por outro lado, o gerente também explica que a inovação radical introduz um novo produto ou serviço. Desse modo, estes são feitos para substituir soluções alternativas já existentes.
“Da mesma forma que os carros acabaram substituindo as carruagens a cavalos, as inovações radicais alteram drasticamente o cenário do consumidor. Portanto, isso gera desequilíbrio nas forças de mercado e deixam o status quo para trás”, acrescenta.
“Embora as inovações radicais sejam vistas como mais empolgantes do que as incrementais, os investimentos e os riscos que apresentam exigem cautela”, complementa.
Já a inovação disruptiva propõe trazer novas tecnologias e negócios que promovam uma disrupção em um mercado já existente. Dessa maneira, esse tipo de inovação rompe padrões e cria novos hábitos de consumo. Um exemplo prático são os serviços de streaming, como a Netflix.
Antes, os usuários compravam ou alugavam DVD’s ou Blu Rays para assistir em aparelhos apropriados. Hoje em dia, essa prática não acontece mais, pois existem vários streamings com milhares de filmes e séries com apenas um toque.
Segundo Luiz Alves, especialista do Atlântico, a inovação incremental pode ser realizada de dois modos para melhorar produtos e serviços:
Para isso, analise quais os pontos de atrito (aqueles que deixam o uso mais complexo) ou até mesmo os fatores de não compra do produto ou serviço. Assim, sua empresa terá fontes incríveis para descobertas de insights para geração de inovações incrementais.
A inovação se tornou primordial para a sobrevivência de empresas que querem se manter competitivas no mercado e relevantes para seus consumidores. No caso da inovação incremental, Luiz Alves pontua que são vários os benefícios para sua empresa. Saiba quais são abaixo:
Um dos principais é a velocidade. Este tipo de inovação chega mais rápido ao mercado, por se tratar de uma inovação em produtos e serviços que a empresa já possui.
Outro fator relevante é o custo benefício. As inovações incrementais são mais baratas, justamente por serem melhorias em produtos e serviços que já existem. Elas também exigem menos investimentos na fase de desenvolvimento e pesquisa.
Um dos resultados positivos deste tipo de inovação é que sua organização terá uma maior relevância para o cliente. Assim, ela também passará a ter uma maior retenção destes, elevando a durabilidade e conservação do negócio.
A inovação incremental possui menor risco por se tratar de um processo mais linear e controlável. Em comparação com as inovações radicais, estas possuem taxas altíssimas de insucesso, podendo chegar a 95% de fracasso
As inovações incrementais permitem que a organização crie diferenciais competitivos de forma mais segura, evoluindo seus atuais produtos e serviços de maneira gradual.
Sua empresa possui um produto ou serviço que possui melhorias? Converse com um dos nossos especialistas e saiba como a inovação incremental pode ajudar.