Opções de privacidade

Blog

Publicado em 12 de janeiro de 2022

Novas tecnologias surgem para facilitar e otimizar muitas atividades, e uma delas é a impressão 3D, que tem sido uma realidade dentro dos negócios, tornando-os mais sustentáveis e sem grandes custos. 

A Revolução Industrial foi o maior processo histórico para o desenvolvimento da tecnologia. As novas formas de produção tornaram-se mais rápidas e baratas. 

A indústria 4.0, também nomeada de Quarta Revolução Industrial, vem transformando o mundo dos negócios por meio do uso de máquinas, computadores e robôs. A inovação é a palavra-chave dessa revolução. 

Nesse aspecto, as inovações tecnológicas presentes têm impactado na eficiência e na praticidade nas fabricações de produtos em larga escala. Uma dessas tecnologias que, recentemente, tem se popularizado e virado realidade dentro do mercado foi a Impressora 3D

Continue a leitura e confira como funciona a impressão 3D.

Como funciona a impressão 3D?

Apesar de ser um grande avanço tecnológico, a impressão 3D já existe há alguns anos. As primeiras impressoras 3D modelavam, de forma bem simples, objetos a partir de um comando. Essas máquinas usavam resina para que os materiais se solidificassem. 

Mesmo com 30 anos de existência, a impressora 3D só se popularizou em 2009, e passou a avançar mais ainda, tornando-se uma grande realidade no meio dos negócios.  

Hoje, com a impressão 3D, consegue-se moldar objetos através dos seguintes materiais: 

  • ABS: o Acrilonitrilo Butadieno Estireno é um produto feito à base de petróleo. É um plástico que também pode ser visto em automóveis, eletrodomésticos e até mesmo peças de Lego;
  • PLA: é um produto feito a partir de recursos renováveis, semelhante ao material usado em embalagens de plástico biodegradável;
  • PET: é bem conhecido, pois é um dos materiais mais utilizados, inclusive são eles que estão presentes nas garrafas de plástico;
  • Nylon: é um material sintético que resiste muito bem a diversos tipos de produtos químicos;
  • ASA: nomeado de Acrilonitrilo Estireno Acrilato e é muito resistente a impactos e à exposições como chuva, frio e água do mar. Esse material está presente, por exemplo, em revestimentos de tetos, brinquedos, canos etc;
  • TPU: o Poliuretano Termoplástico é um material bem flexível, possui muita elasticidade e é um dos mais utilizados pela impressora 3D.

Como a utilização de impressão 3D pode favorecer um negócio?

Impressão 3D: como usar tecnologia e inovação a favor do seu negócio

A impressão 3D vem revolucionando os modelos de fabricação de diversos produtos pelo mundo. Ela permite fabricar objetos sólidos ou físicos pelo próprio computador, possibilitando, assim, uma melhoria nas produções e uma redução de custos, além de aprimorar o protótipo dos produtos.

Listamos aqui alguns benefícios que a impressora 3D pode trazer para um negócio:

Produção customizada

As empresas sempre tiveram que acompanhar o ritmo de seus clientes ou usuários, pois estes vivem em constantes mudanças. Inovar em tecnologias ajuda a dar, de forma mais rápida, aquilo que o cliente quer. 

A produção customizada, que consiste na produção de materiais personalizados, utiliza a impressora 3D para personalizar moldes de acordo com a necessidade de seus clientes.

Modelagem virtual para as indústrias 

A indústria automobilística, por exemplo, tem se beneficiado bastante com o uso de impressoras 3D, pois possibilita a impressão bem mais rápida de protótipos de peças que, em anos anteriores, demoraram muito mais para serem produzidas. 

Esse tipo de impressão reduz o custo da fabricação em até 75%, além de diminuir, também, o tempo de produção. 

Otimização de design para reduzir custos

Ao contrário do que era feito antes, construir o design de alguma peça ou produto era bem mais trabalhoso, além de custar muito mais caro. Hoje, com a impressora 3D, esses processos de design podem ser otimizados, de forma que a peça que será modelada poderá ser melhorada, através de criações de modelos em software, no qual é possível elaborar o projeto ideal com o material necessário para o procedimento, reduzindo, assim, enormes custos. 

Inovação

Esse novo modelo de impressão tridimensional traz várias possibilidades de inovação uma vez que, diferentemente de modelos tradicionais, as máquinas agora podem construir os objetos em diversos formatos, em séries e em alta velocidade, fatores importantes para que a produção possa ser concluída. 

Com essas novas máquinas, não há limite para os moldes. Existem infinitas formas das quais os produtos podem ser produzidos, assim como também existem inúmeras funcionalidades para os objetos que serão impressos. 

Quer saber como a impressão 3D poderá ser utilizada também na Medicina? Confere só! 

Impressão 3D na Medicina

Transplante de órgãos: estudos estão sendo feitos para que a impressora 3D consiga produzir órgãos a partir das células dos pacientes, para que estes possam receber o órgão que precisam;

Substituição de tecidos cardíacos: apesar de ainda ser um experimento muito inicial, estudiosos já revelaram que será possível que a impressão 3D consiga reproduzir tecidos cardíacos vascularizados para melhorar o tratamento de doenças cardíacas;

Identificação de tumor: os tumores cancerígenos ainda são identificados em 2D, então não há uma visão real de toda a extensão da área acometida pelo câncer, sendo assim, com a impressora 3D, será possível a reprodução deste órgão com a presença do tumor, para que, dessa forma, haja uma melhor análise e um melhor planejamento para cirurgias menos agressivas;

Reprodução de ossos: com a impressora 3D e o uso de alguns produtos químicos, será possível a impressão de ossos para que esses possam substituir aqueles que não sustentam mais o corpo;

Próteses: a impressora 3D já é uma realidade utilizada para a criação de próteses, e mais ainda em consultórios odontológicos.

A impressora 3D é uma realidade para os negócios hoje em dia, tendo em vista sua grande eficácia nas produções. Mas você já ouviu falar também em Impressora 4D? Confira abaixo:

Surgindo a partir da impressora 3D, a impressora 4D permite que os materiais produzidos em formato tridimensional ganhem novas formas durante o tempo, de forma que respondam ao ambiente ao qual estarão inseridos. Esses efeitos são responsáveis pela quarta dimensão. As mudanças pelas quais o material impresso pode passar são a água, vento, temperatura e energia. Apesar de não ser ainda uma realidade no Brasil, vários estudos estão sendo feitos para que esse novo modelo de impressão também possa se popularizar.

A implantação da impressora 3D no mundo dos negócios é um ótimo caminho para que as empresas possam automatizar e melhorar seus produtos, tornando o processo de produção mais rápido e mais diversificado, de forma que consiga atender às demandas. 

Você gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Então acesse nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedin) e ouça-nos também em nosso Podcast