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Publicado em 05 de novembro de 2021

Já é possível contar com tecnologias que trazem inteligência, otimização do tempo, redução de custos e aumento da produtividade nos negócios para garantir uma melhor entrega ao consumidor. Por isso, o Instituto Atlântico desenvolveu um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para a Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável por levar energia elétrica diretamente a 4.515.938 unidades consumidoras em 394 municípios e 1.113 localidades (distritos, vilas e povoados) paranaenses (a Copel é cliente do Atlântico desde 2019).

O principal desafio estava na rotatividade de funcionários do 1º atendimento e na variedade de modelos de religadores utilizados, cada um com suas particularidades, o que acarretava em uma maior dificuldade de entendimento por parte dos eletricistas durante a manutenção e operação, sendo necessário envolver especialistas para um 2º atendimento. Desta forma, o Atlântico transformou o desafio em solução, utilizando tecnologias de realidade aumentada, modelagem 3D, inteligência artificial, comandos por voz através de um smartglasses para oferecer aos técnicos em campo da operação e manutenção de ativos da distribuidora uma solução única e fácil de manusear, intitulada por Copelia.

O projeto de “Realidade aumentada aplicada à eficácia da operação e manutenção” da Copel foi pensado com base nos objetivos abaixo:

– Implementar a detecção automaticamente dos modelos de religadores por meio de Inteligência Artificial;

– Oferecer vídeo-chamada (chamada em tempo real) utilizando o smartglass entre o técnico em campo e o especialista remoto;

– Disponibilizar a utilização de modelos de religadores em 3D e Realidade Aumentada;

– Implementar a aplicação com retorno auditivo e comandos de voz;

– Disponibilizar a visualização de manuais;

– Disponibilizar a visualização de procedimentos dos ativos no smart device por meio de checklists e realidade aumentada;

– Disponibilizar a visualização de fotos geradas em campo no serviço de armazenamento Google Drive.

Após o desenvolvimento do software Copelia e a aplicação de uma pesquisa aos usuários, já é possível alcançar resultados e vantagens com o uso da aplicação, tais como:

– Utilização do smartglass na manutenção dos religadores para auxiliar os técnicos em campo;

– Permitir um ambiente de Treinamento e capacitação de forma clara e fidedignas aos procedimentos através de recursos de realidade aumentada e virtual;

– Consulta rápida para operações diversas;

– Redução de custos operacionais.

A solução desenvolvida pelo Atlântico à Copel, além dos resultados diretos, ainda foi reconhecida com dois artigos publicados na COMPSAC 2021 e um artigo no AH2021, foi tema de palestra no TDC 2021 e, em breve, será no CETECMAN 2021. O projeto ainda foi indicado ao Prêmio Cier de Inovação 2021.

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