Publicado em 14 de dezembro de 2022
Atualmente, a indústria pede por projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com agilidade, flexibilidade e risco reduzido. Nesse sentido, temos a Embrapii, uma instituição que fomenta a inovação por meio de parcerias com instituições públicas e privadas.
A organização é um suporte primordial para empresas que querem focar em inovação, pois conta com experiência e conhecimento especializado. Neste conteúdo, você saberá mais sobre o que é Embrapii, como ela funciona, sua importância e como conseguir fomento para seu PD&I.
A Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) é uma organização social que atua desde 2013. Ela apoia instituições de pesquisa tecnológica por meio do fomento à inovação na indústria brasileira.
A organização tem a gestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além disso, o Ministério da Educação (MEC) opera como instituição mediadora. Dessa forma, os dois órgãos federais dividem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento.
A instituição foi inspirada na Sociedade Fraunhofer, maior organização de pesquisa aplicada da Europa, e também na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Para saber como a Embrapii funciona, continue a leitura abaixo.
A Embrapii funciona por meio da parceria entre empresas e instituições de pesquisa públicas ou privadas. Essas organizações são chamadas de Unidades Embrapii e têm grande capacidade técnica para solucionar demandas no que tange projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Para que esses projetos saiam do papel são disponibilizados recursos não-reembolsáveis administrados pela Embrapii e que serão utilizados nos projetos entre empresas e as Unidades responsáveis. Desse modo, a negociação é realizada entre as empresas e as Unidades e são fechados em média em até dois meses.
A Embrapii é responsável pela estimulação da inovação e transformação digital do setor industrial. Assim, a instituição funciona como uma impulsionadora da competitividade das empresas tanto no mercado brasileiro como no mercado internacional.
O resultado disso é a geração de mais empregos e também o crescimento da economia brasileira. Além disso, os riscos dos projetos são compartilhados entre empresa, Embrapii e Unidade.
De acordo com a Embrapii, empresas industriais de todos os portes podem ter acesso aos recursos da instituição. Para isso, essas empresas devem entrar em contato diretamente com as Unidades responsáveis.
Antes do envio da proposta, a empresa deve fornecer uma contribuição financeira que possibilitará a apresentação. A chamada contrapartida equivale a no mínimo 1/3 do custo total. Esse aporte financeiro precisa ser em dinheiro e não é reembolsável.
O Instituto Atlântico atua como Unidade da Embrapii na área de Manufatura Inteligente. Trabalhamos com soluções para Análise de Dados Avançadas de Produção Industrial.
Esse trabalho consiste no encadeamento de técnicas e tecnologias habilitadoras que culminam na análise dos dados gerados por recursos fabris e de suporte à manufatura para a geração de informações relevantes, as quais possam ser usadas desde suporte para tomada de decisão em nível gerencial até a calibração de maquinário industrial.
Tem um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e precisa da agilidade, flexibilidade e risco reduzido que apenas o Atlântico e Embrapii podem garantir? Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais informações.