Publicado em 21 de janeiro de 2022
“Não é apenas entregar um projeto, é entregá-lo com valor ao cliente de forma colaborativa, rápida e eficaz. Conheça o case da Mobit.”
Com a transformação digital que vivemos nos últimos anos, é notório que as empresas estejam buscando, cada vez mais, metodologias ágeis como solução para eliminar gaps nos projetos e potencializar as entregas, garantindo uma maior satisfação por parte de seus clientes. Não é apenas entregar, é entregar com valor de forma colaborativa, rápida e eficaz.
Pensando nisso, a Mobit, uma das mais conceituadas empresas em soluções tecnológicas voltadas para o trânsito, segurança pública, fiscalização fazendária e iluminação pública, precisava de um time de profissionais capacitados e comprometidos, com conhecimento de diferentes tecnologias e que entregassem com rapidez e qualidade as melhorias que eles necessitavam em alguns de seus sistemas de gestão de trânsito. Foi aqui que o Atlântico entrou e deu às mãos a esta parceria que durou cerca de 1 ano e meio para realização dos projetos.
De forma sucinta, uma metodologia de desenvolvimento ágil é uma alternativa ao modelo convencional de gestão de projetos, que conta com etapas bem específicas. Enquanto isso, métodos ágeis são compostos de iterações curtas e colaborativas contando com equipes multidisciplinares com um bom nível de autonomia na execução de seus trabalhos para execução de qualidade do projeto.
Realizado por fases, com uma etapa inicial, seguida por vários ciclos ou iterações, o Atlântico se comprometeu a realizar, a cada iteração, novos planejamentos de escopo visando alcançar a entrega do produto final com a qualidade que a Mobit merece.
“O plano de trabalho seguiu frameworks de metodologias de gestão ágil. A partir do gerenciamento ágil buscamos atender às demandas dos projetos da Mobit, por meio da criação e entrega de produtos e serviços que proporcionassem um melhor retorno ao investimento, atrelado à necessidade de desenvolvimento dos times de projetos auto-gerenciáveis e auto-disciplinados, com alto grau de motivação e produtividade”, explica a gerente de Portfólio do Atlântico, Gabriela Costa que participou de todo o processo de realização do projeto da Mobit.
Todos os ciclos do projeto foram executados por uma equipe de especialistas do Atlântico capacitados nas tecnologias usadas nos projetos, guiados por entregas rápidas (ciclos curtos de desenvolvimento). Em todo o processo, foram realizados os testes dos códigos implementados para garantir o correto funcionamento, além de, auxiliar na definição das ferramentas e ambientes de desenvolvimento, fornecendo toda a orientação técnica necessária para o time da Mobit.
“Contar com metodologias ágeis é uma das melhores formas de criar um sistema de gestão flexível e eficiente, tornando mais simples manter prazos, produtividade, reduzir custos e alinhar o produto com os objetivos do cliente”, afirma Gabriela Costa.
“Ficamos muito felizes com a parceria entre a Mobit e o Atlântico, pois ela foi construída para nos ajudar no desenvolvimento e atualização tecnológica de um produto que é o nosso carro-chefe. O projeto foi muito satisfatório, tanto na entrega da atualização, como no acompanhamento em todas as etapas. Hoje conseguimos adaptar mais rapidamente os processos dos nossos contratantes, graças a essa plataforma tecnológica.”, Odilon Araújo, gerente de P&D da Mobit.
Entendeu como as metodologias ágeis podem contribuir para o sucesso do seu negócio? Então, entre em contato com o nosso time para saber mais sobre metodologia ágil.
Aproveite e confira todos os nossos conteúdos sobre tecnologia em nosso Site, YouTube e Spotify. Nos acompanhe também em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Linkedin.