Publicado em 08 de setembro de 2021
Você sabia que seus colaboradores podem ser uma fonte de inovação e expansão para sua empresa? Em um mercado competitivo, o intraempreendedorismo pode ser aliado para inovar processos e, ainda, reter talentos.
Não sabe como isso é possível? Acompanhe a leitura e entenda como o intraempreendedorismo pode ser uma estratégia inovadora, principalmente em momentos de recuperação da crise causada pela pandemia de Covid-19, uma forma de incentivar o crescimento de seus colaboradores e, também, do seu negócio.
Tire suas duvidas com o texto abaixo:
O termo intraempreendedorismo foi criado na década de 1980 por Gifford Pinchot III. O escritor abordou a temática no livro “Intrapreneuring: Why You Don’t Have to Leave the Corporation to Become an Entrepreneur“ em que a definia como o ato de empreender dentro dos limites de uma organização já existente.
Em outras palavras, uma característica buscada nos profissionais no mercado de trabalho atual, caracterizada pela habilidade em trazer ideias e inovações, tendo uma atitude proativa dentro da empresa.
Vale ressaltar que, quando uma empresa adota esta tendência, não se trata apenas de criar intraprodutores, mas de ser capaz de encontrar e reconhecer os perfis de destaque dentro da organização.
Para que você entenda a importância, vamos contextualizar o cenário atual. Com a pandemia de Covid-19, vários setores sofreram – ainda sofrem – instabilidades, entre eles, o da economia.
Baixa no faturamento, incerteza do mercado atual e futuro, tudo isso exigiu das empresas uma aceleração na adoção de estratégias para a recuperação econômica. Com isso, foi preciso também pensar além dos números, não ter medo dos desafios e inovar.
Este contexto se aplica a empresas e pessoas. De acordo com a pesquisa Amway Global Entrepreneurship Report (AGER – 2019), realizada pela Universidade Técnica de Munique (TUM) e validada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), cerca de 56% dos brasileiros desejam empreender nos próximos anos.
São indivíduos que, através do empreendedorismo, buscam desenvolver soluções para os problemas encontrados, tratando-os como oportunidades. Veja bem, considerando que muitos brasileiros possuem este perfil e desejam agir de forma estratégica, por que não desenvolvê-los dentro da sua empresa e para a sua empresa?
Diante disso, o intraempreendedorismo pode ser um forte aliado, pois fomenta a visão empreendedora dos seus colaboradores e os trata como fonte de novas oportunidades. Ademais, gera diversos outros benefícios:
– contribui para retenção de talentos;
– gera uma fonte de parcerias;
– aumenta a produtividade;
– melhora os processos internos;
– aumenta a motivação.
Quando o assunto é inovação, logo vem à mente que, para implementar na sua empresa, é preciso um alto investimento em uma nova equipe e também estrutura?
O intraempreendedorismo é uma forma de desconstruir esta ideia, uma vez que os próprios funcionários, motivados pela valorização e incentivo de crescimento, se empenham para otimizar processos e desenvolver soluções inovadoras que auxiliam na criação de produtos, serviços, tecnologias e estratégias.
Mencionamos antes a respeito das empresas não apenas criarem intraprodutores, mas uma política de reconhecimento, certo? O mesmo vale para a implementação.
Muitas empresas colocam o intraempreendedorismo em prática na forma de hackathons, bootcamps, programas de geração de ideias.
No entanto, precisamos destacar que uma coisa é executar um programa de intraempreendedorismo, outra é realizar um processo de transformação para ter uma cultura intraempreendedora.
Você deseja resultados passageiros ou contínuos? Esta é a diferença em adotar esta tendência na base da sua empresa. Ao implementar o intraempreendedorismo à cultura da organização, pensa-se em aproveitamento das oportunidades a curto, médio e longo prazo.
Dito isto, o primeiro passo para implementar o intraempreendedorismo é identificar os profissionais que conseguem impactar positivamente o lugar onde trabalha e capacitá-los por meio de treinamentos, por exemplo de prototipagem, gestão de tempo e lean startup. E mais:
– informar a todos os colaboradores sobre o que é o intraempreendedorismo;
– informar quais as expectativas da empresa com esta adoção;
– disponibilizar ferramentas para inventivo e desenvolvimento de ideias inovadoras;
– informar como fará parte da rotina da organização.
Até aqui você viu o que é o intraempreendedorismo, seus benefícios e dicas para implementá-lo como parte da cultura. Este último tópico deixou dúvidas? Em um só post como este não é possível dar todos os esclarecimentos necessários.
Por isso, convidamos você a conhecer mais de perto o Programa de Intraempreendedorismo do Instituto Atlântico. Além de ser uma forma de entender as vantagens para sua empresa e colaboradores, é também um passo importante para impulsionar a inovação da sua empresa na prática.
Trata-se de uma esteira de empreendedorismo como mecanismo de fomento à cultura empreendedora. Nela, há três estágios:
1- Capacitação empreendedora;
2- Incubação de negócios;
3- Aceleração de negócios.
Para entender mais sobre o assunto e como o programa pode ajudar sua empresa a ter a inovação e o intraempreendedorismo como diferencial competitivo, entre em contato conosco.
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