Publicado em 25 de novembro de 2020
Ouvir, oferecer conforto, aconselhar e compreender as opiniões dos pacientes são algumas das características de um atendimento humanizado. Um modelo de atenção ao usuário cada vez mais comum em hospitais, clínicas, consultórios e diversos outros ambientes relacionado à saúde.
De forma geral, o atendimento humanizado representa a união entre o comportamento ético e o conhecimento técnico. Na área da saúde, esse tipo de atendimento se torna ainda mais importante, uma vez que ao procurar ajuda médica, a pessoa já está passando por um momento delicado e sensível.
A seguir, explicamos mais profundamente o que é um atendimento humanizado e como implantar esse modelo de atenção. Continue a leitura e entenda mais sobre!
O conceito de humanização na saúde está ligado ao modelo de atenção e prestação dos serviços. De forma geral envolve as práticas e recursos voltados para melhorar e desenvolver um relacionamento entre os profissionais e os pacientes.
Entender os sentimentos de quem está sendo atendido, bem como demonstrar interesse pela dor do outro são exemplos de atitudes que cooperam para um atendimento humanizado dentro das clínicas e hospitais. Isso pode até parecer fácil, mas na realidade é muito difícil, pois a rotina hospitalar e a sobrecarga dificulta a aproximação entre os diversos sujeitos presentes e acaba endurecendo o olhar daqueles que convivem todos os dias com aquelas situações.
Durante o tratamento é preciso considerar as necessidades existenciais dos pacientes, atender com carinho, solidariedade e oferecer um pouco de conforto para alguém que já está passando por um momento difícil.
A integração entre os pacientes e os colaboradores cria um vínculo essencial para o sucesso de muitos tratamentos. Por isso, processos de humanização têm se tornado cada vez mais necessários para garantir que o atendimento seja feito da melhor maneira possível.
Entretanto, é bom lembrar também que o atendimento humanizado na saúde não depende apenas dos profissionais. Outros detalhes como ambiente, infraestrutura, qualidade dos materiais e dos serviços também influenciam nesse tema, uma vez que também contribuem para a experiência do paciente.
Quando há a necessidade de passar por um tratamento, muitas vezes a pessoa passa por um momento de fragilidade emocional. Nem sempre o paciente está preparado emocionalmente para lidar com essa situação. Receber um atendimento humanizado, nesses e em outros casos, será de suma importância para realmente ajudar aquele usuário.
Dessa forma, um atendimento humanizado é aquele que entende que cada paciente vai reagir de uma forma, por isso é preciso personalizar cada atenção. Ou seja, oferecer uma experiência focada no que realmente é o problema daquele usuário, que nem sempre será a doença em si, mas o abalo psicológico que ela causa.
Além disso, nesse momento é importante respeitar o ritmo do paciente. Cada pessoa tem um tempo diferente, e os profissionais não podem pressioná-lo ou apressá-lo. A única coisa que pode ser feita é tentar acalmar, confortar e dar apoio ao paciente, para que ele se sinta confortável e seguro com aquela situação.
Outro ponto é sempre ser proativo, oferecendo soluções viáveis para aquele paciente, levando em conta as suas necessidades. Para isso, é essencial escutar com atenção, buscar compreender o histórico da pessoa, para assim buscar respostas que realmente vão ser úteis.
Não se esqueça de que para humanizar o atendimento, a própria unidade de saúde precisa adotar algumas medidas de humanização também. Oferecer um ambiente confortável para os pacientes, uma equipe capacitada, uma gestão que sabe dialogar, reconhecer e respeitar o outro.
Por isso, não se prenda apenas a esses exemplos. Busque novas formas de humanizar as relações dentro do seu ambiente. Além disso, use a tecnologia ao seu favor, com o apoio de muitas ferramentas é possível melhorar e otimizar a prestação dos serviços. Entenda mais a seguir.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) — obrigatório em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde 2017 — é uma importante ferramenta para conhecer melhor o histórico de todos os pacientes. Afinal, para oferecer um atendimento humanizado e personalizado é preciso ter informações.
Os dados são fundamentais para auxiliar na tomada de decisão. A Internet das Coisas permite uma coleta de um grande volume de informação por integrar equipamentos. Isso possibilita unir todos esses dados para tornar os diagnósticos e atendimentos mais eficientes e direcionados.
Alinhado a isso, o Data Science é outra ferramenta útil. Ele gera análises, estatísticas e relatórios que orientam médicos, enfermeiros e todos os profissionais envolvidos no atendimento. Além disso, os dados são informações seguras sobre algo, ou seja, eles ajudam a minimizar as chances de erros.
Uma forma bem simples de proporcionar um atendimento mais humanizado é evitar que o paciente precise passar por diversos procedimentos administrativos. Em muitas situações a burocracia estressa a pessoa e pode até afetar o seu tratamento. Por isso, a automatização de processos é uma forma de disponibilizar informações em rede de forma mais rápida e precisa.
O uso da tecnologia aplicada à saúde é benéfica não apenas para os pacientes, mas também para a própria instituição. Ela permite a viabilização e otimização dos processos, reduz o tempo gasto e garante a eficiência. Também diminui a margem de erros humanos e aperfeiçoa as práticas médicas.
A tecnologia na saúde proporciona uma maior conscientização da importância do autocuidado e viabiliza uma melhoria na qualidade de vida. Os pacientes percebem a diferença quando os processos são ágeis, de fácil acesso e simples. Por exemplo, agendamento de consultas e exames por aplicativos.
Portanto, o atendimento humanizado é aquele que busca cooperar de todas as formas com o paciente. Nesse sentido, a tecnologia vem para somar, permitindo uma otimização dos processos, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes e reduzindo custos.
O Atlântico oferece diversas soluções voltadas para saúde. Entre em contato com a gente e conheça mais sobre cada uma. Basta acessar a nossa página Fale Conosco!