Publicado em 03 de novembro de 2022
Anteriormente, computadores e dispositivos eletrônicos foram programados para seguir regras pré-estabelecidas por humanos. Por outro lado, a computação cognitiva vem para revolucionar o mercado de diferentes campos de atuação, sendo capaz de analisar grandes quantidades de dados e aprender com eles.
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Ohio, nos EUA, até 66% das empresas que adotaram computação cognitiva, perceberam uma vasta melhoria em produtividade, crescimento de negócio e engajamento de clientes.
Para entender mais sobre a computação cognitiva e como ela pode ajudar sua empresa, continue a leitura deste conteúdo.
A computação cognitiva é um conjunto de tecnologia que simula o pensamento humano dentro de dispositivos computadorizados. A solução atua diretamente com intuito do processo de tomada de decisão baseada em dados.
Se anteriormente, os computadores e dispositivos eletrônicos precisavam de comandos e o auxílio de humanos, com a computação cognitiva eles deixam para trás esses velhos hábitos.
Agora, máquinas, por meio de processos e algoritmos cognitivos, imitam o cérebro humano e possibilitam a tomada de decisões a partir da auto aprendizagem, processamento da linguagem natural e interpretação de dados.
Segundo Francisco Marques, Arquiteto de Soluções e Co-Líder de Computação Cognitiva do Atlântico, a maior parte dos dados gerados e/ou adquiridos por empresas, são do tipo não-estruturados. Eles podem ser no formato de texto, vídeo, imagens, áudio, e até mesmo modelos 2D, 3D e afins.
Dessa forma, a Computação Cognitiva é responsável por habilitar enormes quantidades de dados não-estruturados para que estes sejam processados e compreendidos. Essa ação se dá por meio da modelagem matemática de processos cognitivos como a visão, audição e raciocínio.
Assim, pode-se definir a tecnologia como uma ferramenta que organiza e processa informações de forma semelhante à mente humana. Tudo isso ocorre por meio de um conjunto de recursos como inteligência artificial, aprendizado de máquina (Machine Learning) e profundo (Deep Learning).
Francisco Marques, especialista do Atlântico, explica que a Computação Cognitiva e Inteligência Artificial se relacionam constantemente. Entretanto, elas não possuem o mesmo significado.
A IA aumenta o pensamento humano para resolver problemas complexos. Ela se concentra em refletir com precisão a realidade e fornecer resultados precisos. Por outro lado, a Computação Cognitiva tenta replicar como os humanos resolvem problemas.
Além disso, a solução estende a modelagem e processamento de dados para além das técnicas padrões já adotadas na Inteligência Artificial, possibilitando, assim, o crescimento do negócio
Empresas de diversos setores estão aderindo a computação cognitiva. Para exemplificar, confira alguns áreas que podem ser beneficiadas com a tecnologia:
Análises profundas de dados históricos de pacientes podem ser realizadas para aprimorar o fluxo de trabalho clínico a partir da tecnologia.
No varejo, as análises podem ser feitas a partir do comportamento do cliente e com filtros das sugestões de produtos.
As finanças também podem ser beneficiadas com a sugestão de movimentos do mercado de ações com base no comportamento da mídia social.
Os Chatbots são conversas em tempo real a partir de softwares que imitam a interação humana. Com isso, essa tecnologia trata os clientes com sugestões proativas.
Os seguros é outra área que se beneficia com a tecnologia. As solicitações podem ser mais assertivas a partir do processamento de pedidos mais rápido e subscrição de dados históricos.
Nas fábricas, a solução cognitiva traz resoluções de desafios diários de fabricação, desde o gerenciamento de ciclos de produção, manutenção de equipamentos e segurança do trabalho
Nas operações das empresas, é possível ter melhorias de processos, suporte de campo em tempo real e prevenção de falhas nos mais diversos setores, como elétrico, agrícola, entre outros.
De acordo com a Gartner, os sistemas cognitivos irão revolucionar a esfera digital, diferentemente de qualquer outra tecnologia introduzida nos últimos 20 anos.
Por sua capacidade de analisar e processar grandes quantidades de dados volumétricos, a tecnologia ajuda eventualmente a aplicar um sistema computacional para diversos desafios relevantes no cotidiano das organizações.
Desse modo, o Arquiteto de Soluções do Atlântico, Francisco Marques, exemplifica as vantagens das empresas investirem em computação cognitiva. Confira:
Os sistemas cognitivos são altamente eficientes na coleta, tratamento e extração de informações importantes para análise de uma situação de maneira mais assertiva e otimizada.
A computação cognitiva pode analisar padrões emergentes, identificar oportunidades de negócios e cuidar de questões críticas centradas em processos em tempo real.
Ao examinar uma grande quantidade de dados, um sistema cognitivo pode simplificar processos, reduzir riscos e se adequar de acordo com as mudanças nas circunstâncias.
A tecnologia pode ser usada para aprimorar as interações com os clientes implementando a automação de processos robóticos. Dessa maneira, robôs podem fornecer informações contextuais aos clientes sem a necessidade de interagir com um humano.
Ao invés de substituir as mentes humanas, o propósito da computação cognitiva é tornar a cognição humana ainda mais forte. A solução permite que as pessoas vejam uma perspectiva que não teriam visto por conta própria.
Quer aprimorar processos e aumentar o crescimento da sua empresa a partir da computação cognitiva? O Atlântico conta com um time especialista de pesquisa e desenvolvimento de soluções por meio da tecnologia. Entre em contato conosco.