Publicado em 05 de março de 2021
A Plataforma 3D atua sobre as tendências tecnológicas de três grandes áreas do mundo tridimensional: Computação Gráfica, Modelagem 3D e Impressão 3D. Através da promoção cursos, provas de conceitos e fazer pesquisa com parceiros do instituto. O principal papel da Plataforma é fortalecer o conhecimento e trazer competências nessas áreas para dentro do Instituto.
Atualmente estamos vendo um avanço nas placas gráficas para realizar processamento 3D, impulsionado principalmente pelos jogos de computadores e consoles de nova geração. Novas formas de produzir efeitos de Ray Tracing são reproduzidos com programação em shaders e uso de Inteligência Artificial para diminuir o processamento das GPUs, aplicando realismo e qualidade nas imagens. Aproveitando o conhecimento adquirido nos estudos para placas gráficas, através da Computação Gráfica, podemos apoiar outras áreas, principalmente machine learning, para um processamento rápido nos milhares de cores que esses recursos oferecem. Montar infraestrutura para processamento 3D remoto usados por Realidade Aumentada e Virtual como as AR Clouds para diversos dispositivos, também é um dos objetos da plataforma.
Um dos principais conhecimentos da plataforma é lidar com diversos softwares de modelagem (Blender, Fusion 360, FreeCad) capazes de produzir objetos 3D para serem utilizados em jogos, RA/RV ou processados por algoritmos de slicers (fatiadores) e encaminhados para Impressoras 3D. Manufatura aditiva (Impressão 3D) é a última grande área trabalhada na plataforma. É de competência da plataforma realizar pesquisas com materiais e estudar seu comportamento durante a impressão. Conhecer todo fluxo para realizar uma impressão 3D. Sabemos como realizar leitura de malhas 3D dos principais formatos stl, 3mf, obj’s entre outros, desenvolvemos algoritmos de repair de meshes, packing e slicing além de realizar comunicação com impressora para o envio de jobs à serem processados nos diversos tipos de impressora (FDM/SLA/SLS)