Apresentação e objetivos do programa

O Laboratório de Inovação Aberta do Atlântico – ALIA promove a inovação aberta e a cooperação técnico-científica, conectando o ecossistema do Instituto Atlântico com universidades.

Este ambiente dinâmico e colaborativo cria oportunidades reais para ambas as partes, incentivando o desenvolvimento conjunto de soluções inovadoras e o avanço do conhecimento científico, sendo uma ponte entre a pesquisa desenvolvida na academia e os desafios de mercado.

Com o intuito de impulsionar a inovação, foram identificados desafios de casos reais, voltados para áreas estratégicas, que não apenas trazem insumos para a exploração científica avançada, mas também apresentam oportunidades claras para aplicações em ambientes reais.

Por meio de chamadas, serão selecionados e apoiados projetos de pesquisa voltados para estes desafios, permitindo a conversão de conhecimento tecnológico de fronteira em novos produtos ou processos inovadores, aptos para a introdução e exploração no mercado, além de impulsionar a produção técnico-científica por meio da produção de artigos e participação em eventos científicos.

Núcleo Atlântico de Pesquisa e Desenvolvimento - NAPED

por meio da realização de provas de conceito, spin-ins e spin-offs que resultem na geração de novos processos, produtos e serviços.

acesso a dezenas de profissionais especialistas em tecnologia que estarão sempre a postos para colaborar e auxiliar nos desafios.

oferta de bolsas para fomento das atividades de pesquisa e desenvolvimento com dedicação parcial.

possibilidade de que as soluções possam ser validadas junto aos parceiros e clientes do Instituto Atlântico e construção de conexões que agreguem valor para as pesquisas científicas.

Quem pode se inscrever

  • Grupos de pesquisa representados por um(a) orientador(a) proponente, vinculados a universidades brasileiras conveniadas com o Atlântico para tal fim e cuja atuação esteja alinhada à estratégia do Atlântico. Para que as pessoas candidatas a bolsas sejam elegíveis, será exigido a disponibilidade mínima de 20 horas semanais de dedicação.
  • Cada grupo de pesquisa poderá submeter propostas de projetos que possam ser desenvolvidos em até 6 meses, respeitando um limite máximo de 2 bolsistas por proposta. Não haverá concessão de bolsas para o(a) orientador(a) proponente.
  • Os grupos de pesquisa podem submeter propostas de estudos conceituais ou de execução de provas de conceito que se enquadrem na escala de maturidade TRL 1 a 3 e que estejam direcionadas para os desafios que serão listados em cada chamada.

Como será feito o financiamento do projeto

Todas as propostas aceitas serão contempladas, inicialmente, no prazo de 6 meses, com o pagamento de bolsas destinadas exclusivamente aos orientandos(a), com valores e normas gerais compatíveis com os praticados pelo CNPq, para as modalidades de pós-graduação, Mestrado – GM (R$ 2.100) e Doutorado – GD(R$ 3.100). Não há previsão de aquisição de licenças de softwares, bens ou serviços para realização do projeto. O valor da(s) bolsa(s) varia conforme a titulação do bolsista.

Etapas do projeto

Etapa 01

14/08/2024

Abertura da submissão de propostas

Etapa 02

08/09/2024

Encerramento da submissão de propostas

Etapa 03

12/09/2024

Divulgação dos resultados no site do Instituto Atlântico

Etapa 04

18/09/2024

Envio do plano de trabalho e da documentação dos bolsistas

Etapa 05

25/09/2024

Início da execução dos projetos

Lista de desafios

DESAFIO 1

LLM sobre dados estruturados e não estruturados: insights e predição

DESAFIO 2

Cibersegurança baseada em IA Generativa

DESAFIO 3

Arcabouço para execução de inferência, refinamento e treinamento de modelos em dispositivos federados

DESCRIÇÃO DOS DESAFIOS

Instruções para elaboração das propostas

A proposta pode ser de natureza conceitual ou experimental, observando os critérios de maturidade da escala TRL1 a 3. O texto descritivo da proposta deve ter, no máximo, 5 páginas (Anexo 1 – Modelo de Proposta de Projeto), descrevendo como os estudos serão conduzidos e quais seus benefícios e impactos. Na proposta, será necessário identificar os candidatos que irão efetivamente conduzir o projeto sob a orientação do pesquisador proponente. Deve-se descrever como os perfis dos candidatos se encaixam no trabalho a ser realizado, destacando as competências deles na área do trabalho proposto. 
As propostas de projetos deverão ser enviadas em formato PDF no formulário de inscrições. O endereço eletrônico alia@atlantico.com.br é indicado para auxílio referente a dúvidas e informações, se necessário.

ANEXO 1 – MODELO

FAQ

Quais são os critérios para seleção dos projetos?

A seleção dos projetos submetidos adotará os seguintes critérios:

  • Atendimento aos requisitos previstos no regulamento;
  • Grau de aderência ao desafio elencado –  avaliação do quanto a proposta está relacionada ao tema;
  • Nível de maturidade tecnológica do trabalho proposto (enquadramento na escala TRL 1, 2 ou 3).
  • Avaliação da qualidade da proposta enviada em relação aos seus objetivos, clareza, objetividade, metodologia, etapas, cronograma e aos resultados esperados;
  • Avaliação das realizações e da competência do(a) orientador(a) e do(as) orientando(as). O Atlântico reserva-se ao direito de considerar as informações do Sistema Lattes para as suas avaliações.
Como será tratada a propriedade intelectual do que for produzido no projeto?

Todos os resultados intermediários e finais produzidos no âmbito dos grupos de pesquisa, envolvendo invenções, processos, métodos, programas de computador ou inovações técnicas, passíveis de proteção ou não, são de direito exclusivo do Atlântico. Com exceção dos casos em que hajam contrapartidas, financeiras ou não, por parte das instituições proponentes dos projetos ou das empresas parceiras que financiam as pesquisas nas quais a propriedade intelectual será dividida entre as instituições envolvidas na proporção e forma estabelecidas em instrumento específico.

Como será feito o acompanhamento do projeto?

Os projetos selecionados serão acompanhados por membros do Instituto Atlântico, com uma frequência mínima mensal, por meio de reuniões e/ou relatórios que apresentem os avanços da pesquisa. Serão considerados como resultados do projeto: documentos, programas (códigos-fonte), manuais, apresentações, materiais multimídia, entre outros. Tais resultados deverão ser documentados ao longo da execução do projeto no formato de relatórios e atas de reuniões de acompanhamento. Os bolsistas selecionados para participar dos projetos de pesquisa precisarão comprovar vínculo com a universidade a cada 6 meses.

Confira o resultado final da 1ª chamada de projetos.

RESULTADO FINAL